Democracia Ateniense: escravagista, machista e xenofóbica

 

          Em um momento em que se discute o futuro da democracia devemos analisar sua origem. A democracia surge na Grécia Antiga, mais precisamente em Atenas. Surge após uma série de reformas, tiranias, buscando por mais participação política por parte dos cidadãos de Atenas.

        Em seu cerne está a busca por participação dos indivíduos que não eram da nobreza. Os eupátridas (nobreza ateniense) controlavam a vida pública ateniense, mas sua opressão para com os segmentos mais baixos da sociedade, fizeram surgir reformistas e depois tiranias que usurpavam os poderes da nobreza em concessões aos menos abastados.

    Em uma evolução dessas conquistas surge a democracia ateniense, com todas suas idiossincrasias. Atenas era uma sociedade extremamente escravagista.

        A primeira democracia do mundo, inclusive a que denominou esse governo como do "Povo" (cracia = governo, demo = povo) era escravagista, machista e xenofóbica. Para seguir o texto peço vênia pelo o claro anacronismo que passo a cometer, pois uso conceitos que não estavam inseridos na sociedade grega do século V a.C. 

                A sociedade ateniense era a mais escravagista das cidades gregas. A riqueza de um cidadão era contada pelo seu numero de escravizados. Seu modelo era parecido com os dos praticados na Antiguidade, os escravizados era originários da guerra, das dividas e comprados de outros mercados fornecedores.

             Essa sociedade era também extremamente machista, não permitindo a participação das mulheres na vida política e na vida pública, sendo relegadas a casa.  E na sua casa, ela deveria ficar em um quarto próprio chamado Gineceu. Quando crianças e adolescentes viviam sobre o poder do pai, quando casadas viviam sobre o poder do marido. E quando viúva estavam sobre o poder do filho mais velho ou de um tutor do estado. 

          Ou seja, a primeira democracia do mundo era uma sociedade machista, escravagista e xenofóbica. Essa ultima parte era caracterizada pela rejeição aos estrangeiros, principalmente na politica. Salientando que isso é um anacronismo, mas é um interessante começo de discussão sobre o termo e o conceito de democracia.

Atenas 


Cezar Silva

Professor de História.



           

             


Comentários

Mais Vistos

Guerra de Canudos: Filme épico esquecido pelo grande Público

A Palestina na Época de Cristo: Aspecto Político

Os sumérios: Os inventores da Escrita