Guerra de Canudos: Filme épico esquecido pelo grande Público

Nessa Quarentena me peguei em um velho hábito, assistir um filme milhares de vezes, dessa vez voltei a assistir um filme que sempre gostei e admirei. Esse filme é Guerra de Canudos, dirigido por Sergio Rezende, lançado em 1997, que conta a história do conflito de Canudos.

Pois bem, o filme é bastante movimentado, devido é claro a sua temática principal. Mas, o que mais prende o espectador é os personagens criados para o filme, pois eles representam bem como o povo comum sofreu naquele conflito.

A personagem Luíza (Cláudia Abreu), e sua eterna luta para sobreviver e sua saudades da família. O personagem Lucena (Paulo Betti) e sua condição de agricultor em uma terra infértil, depois se tornando um grande conselheirista. Penha (Marieta Severo) que tenta manter a família unida e depois se torna uma ferrenha defensora da justiça, quando ver como o mundo é injusto. 

O filme peca em alguns fatos narrados e não históricos, como o fato de omitir que Arthur Oscar era o comandante chefe da quarta expedição e não comandante da primeira coluna, cargo do Gen. João da Silva Barbosa, sendo o Gen. Savaget o comandante da segunda coluna. Alguns lideres conselheiristas foram esquecidos como Pedrão, que liderou a resistência a terceira e quarta expedição. 

A representação dos personagens históricos está muito bem feita, vemos um Pajéu valente, um João Abade extremamente fiel ao Conselheiro. Um trabalho magnifico de José Wilker como o Antonio Conselheiro. Além de um excelente trabalho de José de Abreu como o Gen. Arthur Oscar e de Tonico Ferreira como o Coronel Moreira César. 

Por fim, considero um filme que deveria está no nosso hall de filmes inesquecíveis, pois retrata uma época difícil e a vida de muitas pessoas massacradas no começo da república, onde se considerava as mazelas sociais como caso de polícia. 




Comentários

Mais Vistos

A Palestina na Época de Cristo: Aspecto Político

Os sumérios: Os inventores da Escrita