A Guerra do Paraguai: Causas

A Guerra do Paraguai, ou a guerra da tríplice aliança foi um conflito entre o Brasil e seus aliados (Uruguai e Argentina) e o Paraguai. Durante 6 anos, exércitos dos 4 países disputaram a soberania sobre o estuário do Prata.

As razões para a guerra são muitas, desde de uma vontade paraguaia de utilizar os rios da bacia do Prata, até uma especie de imperialismo brasileiro na região. Mas vamos aos fatos. Primeiro, Brasil e Argentina depois duas guerras estavam com boas relações, principalmente entre os governos centrais, apesar disso, algumas províncias argentinas não olhavam com bons olhos o Brasil. O Paraguai estava passando por um processo de abertura econômica e diplomática, depois de uma politica de Isolamento do Presidente Francia (1814-1840). E por ultimo, o Uruguai, que foi centro de toda a escalada da Guerra.

Mas, como o Uruguai foi esse centro? O Uruguai  foi criado como um estado tampão entre as duas potências do Cone Sul, as Províncias Unidas do Prata (Argentina) e o Império do Brasil depois da Guerra da Cisplatina, onde o território uruguaio era o centro da disputa. Houve uma disputa pela presidência do Uruguai em 1864, entre Colorados (Aliados dos brasileiros e Unitaristas Argentinos) e Blancos (Aliados do Paraguai e dos Federalistas Argentinos). Com a vitória dos Blancos, o Brasil recebeu queixas (na sua maioria ,questões comerciais) dos sul-riograndenses sobre o novo governo blanco. Particularmente, a região sul era de interesse do governo central do Brasil desde a Guerra dos Farrapos, sendo assim, o Brasil interviu no Uruguai. Isso levou a escalada com o Paraguai e a Guerra.

Mas, qual era a situação da Argentina? A Argentina era uma federação de estados quase independentes, o governo central representado pela capital Buenos Aires defendia um maior controle de todo o País,  esses eram chamados Unitaristas, Já algumas provincias defendiam a confederação (Federalistas). Mitre (Unitarista) tinha assumido o controle do País como presidente em 1861 depois de conflitos com o ex presidente e na época  governador da Província de Entre Rios, Justo Urquiza (federalista). Era esse conflito (Unitaristas x Federalistas) que Solano Lopez queria utilizar para conseguir vencer a possível guerra, neutralizando  a Argentina.

Mas, como estava o Paraguai? Como relatei acima, o Paraguai passou por muito tempo em um isolamento imposto por seu presidente Francia. Com a subida ao poder da Família Lopez, primeiro com Carlos Antonio e posteriormente com seu filho, Francisco Solano, o Paraguai se desenvolveu e passou a disputar a influência na região do Prata.

O Brasil nessa época era um País consolidado, com um imperador maduro e um sistema politico que permitia a acomodação da elite. Essa acomodação se dava em torno  de um relativo poder no chamado Conselho de ministros, construindo quase um parlamentarismo a brasileira. O Brasil já havia interferido na política argentina na Guerra do Prata ajudando a derrubada do Presidente Rosas, pois temia uma Argentina muito forte na região.

Desse modo, podemos perceber que a guerra do Paraguai não teve uma motivação simples e sim foi a consequência de relações internacionais e internas bem complicadas. Além disso, vemos que existiam muitos atores e muitas variáveis no tabuleiro do Cone Sul naquela época.
  
Batalha Naval do Riachuelo


Cezar Silva
Professor de História 



Comentários

Mais Vistos

Guerra de Canudos: Filme épico esquecido pelo grande Público

A Palestina na Época de Cristo: Aspecto Político

Os sumérios: Os inventores da Escrita