Seneferu: O pai das Pirâmides

     As pirâmides do Egito são extremamente conhecidas, principalmente as três de Gizé. Mas, existiram muitas pirâmides construídas antes e depois das de Gizé. Nesse texto iremos focar nas pirâmides construídas pelo faraó Seneferu, pai do também faraó Quéops (Khufu) que construiu a maior pirâmide do Egito. 

     Seneferu construiu várias pirâmides durante sua longa vida, mas sua contribuição principal foi criação de um modelo de pirâmide que seria adotado por sua geração sendo também o modelo que conhecemos hoje. Antes de Seneferu as pirâmides eram de degraus (imagem 1) como visto na América Central (Maias).

Imagem 1 - Pirâmide de Degraus de Djoser

      As duas primeiras pirâmides feitas pelo faraó Seneferu ficaram inacabadas ou ruíram ainda em seu reinado. Sendo elas a Pirâmide de Meidum (imagem 2) e a Pirâmide Curvada (imagem 3).

Imagem 2 - Pirâmide de Meidum

Imagem 3 - Pirâmide Curvada
      Por fim, Seneferu conseguiu construir a pirâmide dos seus sonhos, criando o modelo que seria adotado por seu filho, seus netos e descendentes. Construindo a Pirâmide Vermelha (imagem 4). Seneferu é um faraó pouco conhecido hoje, mas sua influência no Egito Antigo é enorme, sempre relembrado por escribas como um grande faraó. Além das Pirâmides, ele defendeu o Egito da invasão de povos asiáticos no Delta, construindo vários fortes. Também invadiu o Núbia e construiu Minas de cobre no Sinai. 

Imagem 4 - Pirâmide Vermelha de Seneferu


Cezar Silva
Professor de História 



Comentários

Mais Vistos

Guerra de Canudos: Filme épico esquecido pelo grande Público

A Palestina na Época de Cristo: Aspecto Político

Os sumérios: Os inventores da Escrita