A Dinistia dos Hasmoneus: Reis da Judéia

Quando o reino selêucida estava começando entrar em declínio, uma revolta judaica buscou aumentar suas liberdades perante o tirânico governo dos descendentes de Seleuco. Liderados por Judas Macabeu conseguiram impor derrotas ao reino selêucida.

Um irmão de Judas, chamado Simão Macabeu, conseguiu a liberdade do Reino de Israel e foi escolhido como seu primeiro governante, assumindo um titulo de Sumo-Sacerdote e governador de Israel. Simão foi reconhecido pela República romana em 139 a.C como governante e por consequência independência do judeus dos Império Selêucida.

Simão foi morto é uma conspiração de seu sogro, porém seu filho foi quem assumiu o Trono. João Hircano adotou o titulo de Sumo Sacerdote e impediu uma invasão dos selêucidas. Hircano aproveitou de uma fraqueza dos selêucidas e expandiu o território judeu, conquistando Siquém, capital da Samaria. Conquistou também a Idumeia e forçou sua população a adotar o Judaísmo.

Hircano morreu em 104 a.C e foi substituído por seu filho, Aristóbulo I, que também assumiu o trono como o titulo de sumo sacerdote. Segundo o historiador Flavio Josefus ele também se denominou Rei dos Judeus. Ele prendeu três irmãos e sua mãe, afastando-os dos poder real. Morreu um ano depois e foi sucedido por seu irmão Alexandre Janeu.

Alexandre Janeu casou-se com a viúva do irmão, pois ela foi responsável por sua subida ao trono. Janeu expandiu o território judaica até a cidade Gamala.  Ele passou a usar o titulo de Rei. Após sua morte, em 76 a.C,  o reino foi administrado por sua esposa Salomé Alexandra.

Os sucessores de Alexandre Janeu levaram o reino de Israel a uma guerra civil. De um lado Hircano II, do outro Aristóbulo II. Hircano com apoio romano ganha a guerra, porém perde a autonomia do reino, pois passou a ser um reino cliente de Roma. Aristóbulo foi levado para Roma.

Posteriomente, um filho de Aristóbulo, chamado Alexandre liderou uma revolta contra seu tio, mas uma vez os romanos intervieram e colocaram Hircano de volta no trono, como sumo sacerdote, sem direito a coroa de Rei.

Os Partas, outra grande força da época, comparável aos romanos, invadiu a Síria e a Palestina, e colocaram Antigono (Também filho de Aristóbulo) no poder em 40 a.C. Esse para acabar com qualquer reivindicação de Hircano cortou suas orelhas, pois para ser sumo sacerdote não lhe podia faltar nenhuma parte do corpo.

Antigono ficou no poder até 37 a.C, quando o senado romano reconheceu Herodes como rei dos judeus e enviou com um exercito para retomar o poder. Antigono foi derrotado e presoe levado perante Marco Antonio, onde foi decapitado, acabando assim com a dinastia dos hasmoneus.  

Revolta dos Macabeus 

 
Antigono, ultimo Hasmoneu a reclamar o trono da Judeia. 

Cezar Silva
Professor de História

Comentários

Mais Vistos

Guerra de Canudos: Filme épico esquecido pelo grande Público

A Palestina na Época de Cristo: Aspecto Político

Os sumérios: Os inventores da Escrita