Os Herodianos: A família que controlou Israel por quase um século

Os herodianos tem origem na idumeia que foi anexada ao território de Israel pelo Rei João Hircano, durante a efêmera dinastia dos asmoneus (macabeus). Durante o período das guerras civis romanas, um personagem ganhou influencia na região do oriente médio, seu nome era Antípatro. Antípatro era pai de Herodes, o Grande. 

Herodes aproveitando de sua influencia e boa relação com os romanos, destronou o ultimo rei asmoneu, Antigono em 37 a.C e se tornou rei sobre toda a judeia, confirmado por Otaviano em 31 a.C. Ele se casou com Mariane, descendente dos asmoneus. Desse casamento surgiu alguns filhos, que o próprio Herodes executou por traição. Porém dos seus filhos com suas outras esposas surgiram uma dinastia que dominaria a região por bastante tempo. Por isso fiz aqui uma lista dos Herodianos.

Herodes, o Grande => O primeiro que eu relacionei e já contei a origem acima. Governou toda a Israel e regiões atreladas, teve boas relações com os fariseus, apesar de ser odiados pelos saduceus. Ficou paranoico com o tempo, morreu de uma doença terrível. Deixou um testamento em que dividia seu reino entre os filhos. 


Herodes Arquelau => Filho, de Herodes, o Grande, se tornou etnarca da Judeia, deveria herdar o titulo de rei, porém os romanos vetaram sua nomeação. Foi afastado do seu posto, por fazer um governo desastroso, passando a judeia a ser governada por um prefeito romano. 


Herodes Antipas => Também filho de Herodes, se tornou tetrarca da Galileia, ficou no cargo durante muito tempo até ser exilado por Calígula, que favoreceu seu sobrinho, Agripa.


Felipe => Com a morte do pai, se tornou o tetrarca da Traconítide, em 37 anos de governo não houve grandes acontecimentos.


Herodes Agripa I => Neto de Herodes, filho de Aristóbulo, um dos filhos executados por Herodes. Viveu em Roma durante muito tempo, e lá ganhou a amizade do futuro imperador Calígula. Recebeu todos os territórios do antigo reino do seu avô. Com sua morte todos os territórios passaram para o controle direto de Roma.


Herodes Agripa II => Filho de Agripa I, recebeu a Traconítide como seu reino, detinha também o poder sobre os sumos sacerdotes, retirando vários do poder e colocando outros em seu lugar. Com a revolta judaica, clamou pela paz. Foi o ultimo herodiano a reinar na região de Israel.



 

Cezar Silva
Professor de História

Comentários

Mais Vistos

Guerra de Canudos: Filme épico esquecido pelo grande Público

A Palestina na Época de Cristo: Aspecto Político

Os sumérios: Os inventores da Escrita