CAUSAS DA GUERRA DO PARAGUAI

A historiografia por muito tempo discutiu as causas da maior guerra da América do Sul, por muito tempo se jogou toda a culpa em Solano Lopez, líder paraguaio, com o passar do tempo passaram a colocar toda a culpa na Inglaterra e seu imperialismo que temia a industrialização do Paraguai. Porém, acredito que as causas estão mais ligadas a questões geopolíticas das nações recém fundadas do Cone Sul.

O primeiro ponto a ser questionado e como a navegação no Rio do Prata teve papel preponderante nesse conflito. O rio do Prata é o destino final do Rio Paraguai e Uruguai, essa bacia era importante e ainda é para Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil, por motivos diferentes, porém que se convertem para que todos desejem a livre navegação nessa bacia hidrográfica. 

O segundo ponto é que o Paraguai passava por um período de construção nacional, e abertura internacional, visto que durante um primeiro momento no governo do presidente Francia, o Paraguai permaneceu em isolamento, sendo retirado dessa situação pelo presidente Carlos Solano Lopez, pai de Francisco Solano Lopez, presidente durante a Guerra do Paraguai. Ou seja, o Paraguai estava começando a construir suas relações internacionais. O Brasil era visto como um obstáculo, pois o mesmo se comportava de maneira imperialista, segundo o pensamento do Solano Lopez.

Outro ponto, as politicas internas de Argentina e Uruguai, o primeiro na rivalidade entre Unitaristas e Federalistas, e o segundo na rivalidade entre Blancos e Colorados. O Brasil estava vindo de longos conflitos com Uruguaios e Argentinos, além de uma quase separação do Rio Grande do Sul décadas antes, ou seja, era um fronteira perigosa. 

Por ultimo e não menos importante, uma politica de alianças, o Paraguai apoiava os Blancos no Uruguai para manter sua navegação no Rio do Prata, além de ser um ponto de expansão de importância geopolítica, na Argentina os paraguaios apoiavam os Federalistas de Urtigas. O Brasil apoiavam os opositores paraguaios, os Unitaristas de Mitre na Argentina, e os Colorados no Uruguai.

Ou seja, a causa da Guerra é um grande conflito de interesses internos e externos das nações sul-americanas. Qual o papel da Inglaterra? A Inglaterra queria apenas o Prata livre para ela comercializar, ou seja, ela queria apenas o fim da guerra, porém aproveitou bastante da mesma vendo armas para a Tríplice Aliança. No final da Guerra, a Inglaterra lucrou muito com armas, costurou um acordo que permitiu a abertura do Prata ao comercio e ainda conseguiu lucrar com a reconstrução do Paraguai. 




Cezar Silva
Professor de História e Pseudo Cinéfilo 

Comentários

Mais Vistos

Guerra de Canudos: Filme épico esquecido pelo grande Público

A Palestina na Época de Cristo: Aspecto Político

Os sumérios: Os inventores da Escrita