Copa de 1930: A História da Primeira Copa do Mundo
Em 1930, no Uruguai foi realizada a primeira Copa do Mundo de Futebol. Com a participação de 13 seleções, com todos jogos realizados na cidade de Montevidéu. O Uruguai era o atual bi campeão olímpico, apresentava a época o melhor futebol e se sagrou campeão.
A FIFA (Federação Internacional de Futebol) foi fundada em 1914, e desde de sempre quis organizar um campeonato mundial de Futebol, porém tinham vários problemas, pois os meios de transportes como navios deixavam a travessia de continentes bem longas. Além disso existia as Olimpíadas onde se disputavam o torneio de Futebol, o campeão olímpico era considerado o campeão do mundo.
Tudo mudou em 1928, quando no congresso da FIFA, Jules Rimet, presidente da entidade, revelou planos para criar um torneio distinto dos Jogos Olímpicos, visto que o futebol estava fora da programação das Olimpíadas de Los Angeles (1932), devido a baixa popularidade do Futebol nos Estados Unidos. Vários países se candidataram a sediar os jogos, porém só o Uruguai permaneceu ao final do processo, sendo declarado com sede.
As seleções europeias em sua maioria não quiseram participar da Copa, alegando o longo período no mar (a viagem de navio durava mais de 15 dias), além disso, era bastante dispendiosa financeiramente. Porém com a intervenção do presidente da FIFA, Bélgica, França, Romênia e Iugoslávia participaram do torneio.
Da América do Sul, participaram Brasil, Uruguai, Argentina, Bolívia, Peru, Paraguai, Chile. E da América do Norte participaram Estados Unidos e México. As seleções foram divididos em três grupos com três seleções e um com quatro seleções, os vencedores desses grupos se enfrentariam nas semi-finais.
As Semi-finais foram realizadas, com os seguintes confrontos: Uruguai e Iugoslávia, Argentina e Estados Unidos, ambos vencidos por 6 a 1 pelo sulamericanos. Na final o Uruguai derrotou a Argentina por 4 a 2 e se tornou a primeira seleção campeã mundial de Futebol.
Cartaz Oficial da Copa de 1930. |
Cezar Silva
Historiador
Comentários
Postar um comentário