X-Men (2000): A retomada dos heróis no Cinema


Dirigido por Bryan Singer, o filme torna os heróis mais adaptáveis ao cinema, tornando-os mais sombrios e realistas, com uniformes que condizem com a realidade. Encontrou-se assim, uma formula para atingir o sucesso com adaptações de quadrinhos, ou seja, fazer dinheiro com esses personagens tão aclamados nos gibis, mas que não conseguiam até ali emplacar no cinema, com exceção do Batman do começo da década de 90 e o Superman na década anterior.

A Fox comprou os direitos dos X-Men em 1994, e a partir dali começou a pensar em uma produção para o cinema, o escolhido para dirigir esse filme foi Bryan Singer que havia dirigido o ótimo "Os suspeitos" em 1995. O orçamento foi pequeno, 75 milhões de dólares, o que excluiu alguns personagens que ficariam caros por causa dos efeitos especiais, como Fera e o Colossos

O elenco foi composto por atores consagrados como Sir Ian McKellen e Patrick Stewart, Magneto e Professor Xavier, respectivamente, bem como por estrelas em ascensão como Halle Berry (Tempestade). E por atores que tiveram suas carreiras catapultadas ao estrelato depois desse filme, como é o caso do australiano Hugh Jackman que interpretou o Wolverine. 

O filme conseguiu uma bilheteria mundial de aproximadamente 300 milhões de dólares, além  de vender muito bem em DVD. A critica recebeu muito bem o filme, o que a partir dali  abriu caminho para retomada de produções cinematográficas com o temática voltada para os heróis, que estavam engavetadas desde o fracasso de Batman e Robin de 1996. 

Essa nova era de filmes de heróis nos propiciou a excelente trilogia do Batman de Christopher Nolan, bem como o interessante Universo Cinematográfico da Marvel. Passando pela também ótima trilogia do Homem-Aranha do diretor Sam Raimi. 
Personagens Principais do Filme

Pôster Oficial do Filme






Cezar Silva
Professor de História e Pseudo Cinéfilo 

Comentários

Mais Vistos

Guerra de Canudos: Filme épico esquecido pelo grande Público

A Palestina na Época de Cristo: Aspecto Político

Os sumérios: Os inventores da Escrita