Cleópatra: a Ultima Soberana do Egito

O Egito em que nasceu Cleópatra Thea Filopater ou simplesmente Cleópatra, era muito diferente do tempo das piramides, era um Egito helenizado, a própria rainha descendia de uma dinastia grega, sendo filha de Ptolomeu XII e de Cleópatra Tifena.  Seu titulo enquanto rainha do Egito era Cleópatra VII. Casou com seu irmão Ptolomeu XIII.

No inicio de seu reinado dividia o trono com seu irmão e marido Ptolomeu XIII, que influenciado por seus preceptores, afastou sua irmã do poder e a exilou. Quando César, general romano, foi em busca do seu rival Pompeu que havia fugido para Egito, as coisas mudaram. 

César resolveu apoiar Cleópatra,  que conseguiu assim superar o irmão Ptolomeu XIII, passando a governar junto com seu irmão mais novo Ptolomeu XIV, que mais tarde seria assassinado e o poder passaria todo para Cleópatra VII. César e Cleópatra se envolveram e dessa relação nasceu Ptolomeu César, mas conhecido como Cesárião que logo foi associado como co-regente de sua mãe.

Com a morte de César, Cleópatra passou a ter relações com outro general romano, Marco Antônio, com que se casou, tendo Antônio se divorciado de Otávia (irmã de Otaviano César). Nasceram dessa relação. Alexandre Hélio, Cleópatra Selene e Ptolomeu Filadelfo. Marco e Cleópatra queriam construir um reino pessoal a partir do Egito dentro do território romano, sendo assim entraram em conflito com Otaviano que os venceu em Áctio em uma grande batalha naval. Marco Antônio se suicidou e Cleópatra depois de ter negociado com Otaviano e visto que este a queria para exibi-lá como um prêmio em Roma, se suicidou.

Os filhos de Cleópatra tiveram diferentes destinos, Cesarião foi morto por Otaviano que não queria outro descendente de César além dele, Alexandre foi levado para roma com seus irmãos, mas morreu ainda jovem, sua irmã Cleópatra Selene casou-se com o rei da Numídia, Juba II, levando seu irmão Ptolomeu Filadelfo para morar com ela. O Egito passou a ser uma província romana, e perdeu de vez a soberania enquanto nação. 

Busto de Cleópatra exposto na cidade de Berlim 



Cezar Silva 
Professor de História e Pseudo Cinéfilo 



Comentários

Mais Vistos

Guerra de Canudos: Filme épico esquecido pelo grande Público

A Palestina na Época de Cristo: Aspecto Político

Os sumérios: Os inventores da Escrita