Star Wars e seu impacto na cultura pop

Star Wars é a franquia mais conhecida, debatida, analisada e vista de todos os tempos. O seu mundo foi criado por George Lucas, produtor, roteirista e diretor americano. O primeiro filme da série, foi lançado em 1977, com o nome de Star Wars, sem o conhecido subtitulo "uma nova esperança" adicionado depois, quando ficou decido a continuação. Com inspiração em faroeste, nos samurais da cultura nipônica e em vários elementos das revistas pulp. E é claro que também influenciada por toda cultura sci-fi (Ficção Cientifica) da época. 

A trilogia original nos convida ao mesmo tempo ao debate sobre o autoritarismo, representado pelo Império Galáctico e sua repressão sobre o povo da galaxia. Podemos ver paralelos com as ameaças nucleares da época com a estrela da morte. Ao mesmo tempo também os filmes nos proporcionam debates acerca de amizade, amor, lealdade, fidelidade. Essa mistura de níveis de preocupações junto com o elemento do desconhecido e do fantástico, levou a franquia a se torna símbolo da própria cultura pop, como havia acontecido com Beatles na década de 1960.

Esse impacto é renovado a cada filme, desde 1977, passando pela trilogia original, bem como pela trilogia prequel (pré-sequencia) que não empolgou os fãs, mas que continua a ser referencia na cultura pop. A nova trilogia, que marca a chegada da franquia na Disney, criou um novo fenômeno que garantiu a relevância da Star Wars para as novas gerações.


Concluindo, Star Wars é um fenômeno que transformou o cinema, que tornou a ficção cientifica mais comercial, criou personagens que são lembrados e revividos até hoje. Nos fez pensar em temas sérios a partir de filmes que são divertidos. A cultura pop mudou bastante com chegada da franquia, por exemplo, o vilão mais rememorado de todos é o Darth Vader. Ou seja, Star Wars tem muito haver com que consumimos e pensamos hoje, mesmo que você não tenha assistido nenhum filme da franquia dos Skywalkers. 



Cezar Silva 
Professor de História, Pseudo Cinéfilo e fã de Star Wars


Comentários

Mais Vistos

Guerra de Canudos: Filme épico esquecido pelo grande Público

A Palestina na Época de Cristo: Aspecto Político

Os sumérios: Os inventores da Escrita