Rei Herodes: Paranóico e Inteligente

Herodes é um personagem bastante mencionado no novo testamento da Bíblia, mas aqui vamos pensar no Herodes histórico, com alcançou o poder, como se manteve, o que construiu, como construiu, como foi seu governo. Seu pai se chamava Antípatro, Idumeu, que governou a Judeia depois da conquista de Pompeu, sua mãe se chamava Cipros era da Nabateia. 

A Idumeia foi conquistada pelo judeus na época dos reis Asmoneus (Macabeus), todos os habitantes da região foram obrigados a se converterem ao judaísmo. Mesmo sendo um judeu convertido Herodes nunca conseguiu ter a aceitação e legitimidade dos judeus. 

O governo de Herodes começa com ele sucedendo o pai como governador da região da Judeia apoiado pelo romanos, porém em 40 a.C quando o ultimo rei asmoneu retorna a Jerusalém, ele foge para Roma. Em Roma consegue de Marco Antonio, o titulo de Rei dos Judeus além de um exército, em troca teria que satisfazer as vontades romanas na região. No ano de 37 a.C Herodes se torna de fato Rei dos Judeus, para sacramentar seu titulo e adquirir legitimidade ele se casa com Mariana que era neta do rei Judeu Hircano II. 

A paranoia de Herodes começou a dar sinal, quando em 31 a.C ele foi chamado por Otávio então vencedor da guerra contra Marco Antônio para prestar juramento, temendo ser morto ele ordenou que se fosse morto, seus soldados deveriam matar sua esposa Mariana. Sabendo disso, ela se afastou do Rei, o que levou ele a suspeitar de conspiração por parte da rainha. O resultado dessa paranoia foi a execução de sua esposa depois de um julgamento armado pelo próprio rei. A paranoia de Herodes ganhou contornos mais severos quando ele mandou executar seus filhos mais velhos Aristóbulo e Alexandre, também por suspeita de conspiração.

Por outro lado construiu a fortaleza de Massada, restaurou o Templo de Jerusalém, alem de ter construído a cidade de Cesareia. Sua corte era helenizada com a presença de vários eruditos da época, além de presidir jogos bastantes requintados.  Herodes morreu de uma doença desconhecida por volta de 4 a.C ou 1 a.C ( a um erro na datação de antes de Cristo e depois de Cristo, sendo assim, Cristo nasceu por volta de 4 a.C). 

Seu governo foi baseado no poder pessoal e na força de Roma, tinha boas relações com os Fariseus, complicadas com os Essênios e a inimizade completa dos Saduceus que haviam participado do governo dos Asmoneus.  



Cezar Silva 
Professor de História e Pseudo Cinéfilo 

Comentários

Mais Vistos

Guerra de Canudos: Filme épico esquecido pelo grande Público

A Palestina na Época de Cristo: Aspecto Político

Os sumérios: Os inventores da Escrita