Grandes Diretores: Stanley Kubrick

Um dos maiores diretores de cinema de todo os tempos, Stanley Kubrick, tinha um estilo bem particular de filmar e dirigir, sendo também um bom criador de efeitos especiais, além de ter trabalhado como diretor de fotografia em alguns de seus filmes. É caracterizado por ter sido um perseguidor da perfeição, costumava grava mais de 100 takes por cena, levando seus atores a exaustão. 

Sua primeira obra prima foi "Dr: Fantástico" de 1964, uma comédia de humor negro sobre a guerra fria e um possivel holocausto nuclear, é um obra autoral, com a participação de Peter Sellers. Nesse filme Kubrick também é produtor e o roteirista, pois estava decidido a ter o controle total da obra.

Em 1968, Kubrick lança "2001: Uma odisseia no espaço", sua obra mais aclamada, com uma linguagem inovadora, e uma cinematografia perfeita, além de ter efeitos extremamente avançados para época, que lhe rendeu o Oscar de melhor efeitos visuais. Com uma trilha sonora que em muitas cenas substitui os diálogos a película é um marco para cinema. 

Em 1971, sai outro filme em que Kubrick continua nos premiando com sua genialidade. "Laranja Mecânica" é um obra que mistura o sadismo, com a violência urbana em uma Londres de um futuro distópico. Com personagens bem construídos, que passam longe do clichê de vilões e mocinhos, visto que o protagonista do filme é um sociopata. 

O ultimo filme que vou mencionar do Kubrick é "O Iluminado" obra prima do Terror, que nos leva a um mundo de suspense e medo. O filme é baseado no livro de Stephen King. Nesse filme Kubrick usou muitos takes em todas as cenas, levando a atriz Shelley Duvall a ter quase um ataque de nervos. 

Em seus 46 anos de carreira Kubrick lançou 13 filmes, passeou por quase todos os gêneros, desde filmes de guerra, passando por suspenses, ficção científica, drama, terror. Se tornando um dos maiores gênios do cinema. 



Cezar Silva 

Professor de História, Pseudo cinéfilo e Fã de Kubrick

Comentários

Mais Vistos

Guerra de Canudos: Filme épico esquecido pelo grande Público

A Palestina na Época de Cristo: Aspecto Político

Os sumérios: Os inventores da Escrita