Viagem à lua de Georges Méliès: O nascimento da ficção científica no Cinema

A viagem a lua é um filme lançado em 1902, produzido, dirigido, roteirizado e atuado por Georges Méliès, grande cineasta do começo do cinema. O filme pode ser enquadrado como um dos primeiros a ter a temática da ficção cientifica, porém com certeza foi o primeiro a trazer extraterrestres como personagens de um filme.

O filme tenta se comunicar com o universo cientifico, apesar de manter algumas licenças poéticas, visto que os astrônomos não usavam roupas apropriadas para uma viagem a lua. O filme mistura cenários reais, com cenários desenhados. O diretor ainda realizou uma versão do filme, onde ele mesmo coloriu cada um dos negativos, tornando um dos primeiros filmes coloridos (mesmo que artificialmente), essa versão se perdeu, sendo encontrada no ano de 2002 na França. 

O filme carrega também uma das primeira narrativas, criando cenas que são mostradas duas vezes, a partir de pontos de vista opostos, como foi a cena da chegada a lua. O filme deve muito ao teatro, pois como não havia mobilidade das câmeras no começo do cinema, os observadores modernos podem ver semelhanças com uma peça de teatro.

O filme se encontra em domínio publico, ou seja, não há mais direitos autorais, por isso vou deixar aqui no blog o filme completo. O filme é da época do cinema mudo, por isso recomendo assistir com algum som ambiente. 


Filme A viagem a lua (1902)


                                                      Versão colorida descoberta em 2002


Cezar Silva 

Professor de História e Pseudo Cinéfilo 

Comentários

Mais Vistos

Guerra de Canudos: Filme épico esquecido pelo grande Público

A Palestina na Época de Cristo: Aspecto Político

Os sumérios: Os inventores da Escrita